Transporte de trator: 03 pontos de atenção que se deve ter!

Transporte de trator: 03 pontos de atenção que se deve ter!

 em transporte especiais

Seja para a manutenção, substituição de peças ou até mesmo do veículo, você precisa estar atento a alguns cuidados no transporte de trator. Justamente pela questão do peso e dimensões que ultrapassam o que se é permitido nas estradas e rodovias, faz-se necessário cumprir certas normas de segurança para que o transporte de trator seja realizado da forma adequada.

Continue lendo para conhecer mais sobre as principais regras para o transporte de tratores em estradas brasileiras:

01. Uso de EPIs e treinamento dos funcionários:

A utilização de Equipamentos de Proteção Individual precisa ser própria para a atividade que será realizada, desta forma, o proprietário da propriedade ou empregador precisa disponibilizar os itens necessários aos seus colaboradores.

Além disso, é fundamental fornecer também o treinamento para que os funcionários realizem a operação das máquinas e estejam aptos a lidar com suas tecnologias, ou seja, precisam estar qualificados para o trabalho com as respectivas máquinas de maneira correta e segura.

02. Esteja atento à lei local:

Cada localidade conta com sua legislação vigente específica e é nela que você precisa se basear, considerando que, existem detalhes da regulamentação que podem ter variação de uma cidade para outra. Inclusive, em algumas cidades contam com flexibilizações das normas, já outras não. Entretanto, há uma que não muda: não é permitido o tráfego de máquinas agrícolas em vias públicas.

Isso se dá em especial pensando na segurança de quem está realizando o transporte do trator, porque pode gerar um desgaste triplicado nos pneus ao transitar no asfalto, aumentando as chances de ocasionar acidentes. Dessa forma, é importante que o transporte seja realizado em caminhões prancha, que é maneira correta de transportas máquinas de pneus. Eles também podem ser transportados em carretas carga seca, com assoalho de ferro ou utilizando-se de pranchões, para quando o assoalho for de madeira.

Outro aspecto importante é verificar se a localidade exige a emissão de licenças ou de autorizações especiais para a realização do transporte, o que pode evitar multas e muita dor de cabeça.

03. Esvazie repositórios e tanques:

Tendo em mente que os tratores foram desenvolvidos para o trabalho operacional e não para realizar grandes deslocamentos ou então quando esse deslocamento é realizado na propriedade, outro passo importante desse planejamento é a certificação de que o tanque e o repositório foram esvaziados.

Ainda tem alguma dúvida ou precisa realizar o transporte de tratores? A Olhos de Águia tem uma equipe especializada para lhe auxiliar do início ao fim desta operação. Entre em contato agora mesmo!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Escolta por carros batedores: quando escolher e como contratar?Como é transportado um guindaste? Confira!