Transporte de cargas excedentes e indivisíveis: como funciona a legislação?

Transporte de cargas excedentes e indivisíveis: como funciona a legislação?

 em Transporte de cargas excedentes

Quando uma carga muito grande precisa ser transportada, tão grande que excede até mesmo o tamanho do veículo, esse serviço é chamado de transporte de cargas excedentes e indivisíveis (porque não pode ser separada em partes para facilitar o transporte). Esse serviço é uma subcategoria do chamado transporte de cargas especiais é fundamental para viabilizar o transporte de itens como máquinas pesadas, máquinas de linha amarela, asas de avião, vagões, caldeiras entre outras coisas.

Por se tratar de um tipo bastante delicado de transporte, a categoria de cargas excedentes e indivisíveis é regulamentada através de uma legislação que visa, principalmente, a segurança dos envolvidos na operação e de todas as pessoas que circulam pelas estradas. Continue a leitura para saber um pouco sobre como funciona essa legislação:

Limites para cargas indivisíveis

Os itens considerados como cargas excedentes e indivisíveis que serão transportados dentro da categoria devem ter largura máxima de 2,60m, altura de até 4,40m, comprimento de até 14m para veículos não articulados, 15m para os de transporte coletivo de passageiros, 18,6m para os articulados com 2 unidades ou articulados de transporte coletivo de passageiros e 19,8m para os articulados com mais de 2 unidades. Caso a carga ultrapasse os limites estabelecidos, então, há necessidade de emitir uma licença de rodagem estadual e federal, e, se necessário, a utilização de escoltas e até polícia.

O que a legislação fala sobre o veículo de transporte

O veículo utilizado para o transporte de cargas excedentes e indivisíveis é considerado um tipo de veículo especial, pois precisa suportar o peso desse tipo de carga, assim como estar dentro do tamanho permitido, já que a carga pode exceder o tamanho do veículo em até 1m. Além disso, para a realização do transporte de forma regular, precisam ser emitidos os documentos: AET (Autorização Especial de Transporte, DNIT e TUV (Tarifa de Utilização da Via).

O que a legislação fala sobre o motorista

Para prestar o serviço de transporte de cargas excedentes e indivisíveis, o motorista precisa, obrigatoriamente, realizar um curso específico sobre o tema. O certificado do curso tem a validade de 5 anos.

Quer saber mais informações sobre este assunto tão específico, que é o transporte de cargas excedentes e indivisíveis? Então entre em contato com quem realmente é especialista no assunto! Fale com a equipe Olhos de Águia agora mesmo.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Transporte de Carga Excedente: confira como funciona este processo!Frota para transporte de carga excedente: como esse processo é realizado?